terça-feira, 16 de outubro de 2018

CONVITE - Lançamento do Inventário e Exposição Fotográfica




LANÇAMENTO DO INVENTÁRIO E EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA
MEMÓRIAS AFETIVAS DE CARIACICA

As vivências e saberes dos idosos entendidos como patrimônio imaterial é a proposta do Inventário e Exposição Fotográfica “Memórias Afetivas de Cariacica”, que é resultado de um projeto realizado com incentivos financeiros concedidos pela Prefeitura Municipal de Cariacica, referente ao EDITAL/LJB-II-2016, regido pela Lei nº 5.477, de 13 de outubro de 2015 (Lei João Bananeira).

Acervos pessoais fotográficos e história oral por meio de rodas de conversa contribuíram para registrar, evidenciar e valorizar algumas memórias não reconhecidas oficialmente, mas que tratadas em conjunto, compõem e complementam a história local institucionalizada e sistematizada em centros de documentação.

A palestra de lançamento do inventário e da exposição fotográfica será realizada no dia 26/10/2018, às 9 horas, na Associação de Moradores de Itacibá, localizada Rod. Gov. José Sete, 931, Itacibá, Cariacica–ES. Nesse evento, os resultados do projeto serão apresentados pela equipe técnica, composta por produtores e agentes culturais com formação em direito, arquivologia, história, biblioteconomia, pedagogia e fotografia. Representantes da Associação de Idosos de Cariacica também estarão presentes para expor suas contribuições para o projeto.

O Inventário e a Exposição Memórias Afetivas de Cariacica é resultado de várias ações de educação patrimonial executadas entre os meses de janeiro e setembro de 2018. Foram realizadas rodas de conversas com grupos de idosos, visando a coleta de depoimentos e fotografias, a fim de registrar histórias pessoais e contribuir com a construção da memória coletiva do município de Cariacica.

O projeto tem o objetivo de resgatar memórias afetivas, por meio de fotografias dos álbuns de família e de depoimentos sobre as vivências de idosos que não tiveram visibilidade na história oficial do município, complementando e preenchendo lacunas de acervos institucionais.

Conhecer as histórias de vida é uma maneira de expandir nossa visão do mundo, pois elas são fontes de informações valiosas, que nos mostram como as diferentes pessoas se relacionaram e construíram suas próprias realidades. Nesse sentido, partilhar fatos, histórias, documentos e os saberes dos idosos para compor um acervo afetivo é uma possibilidade de utilizá-los como bens culturais e esta prática resulta em um conjunto de informações imprescindíveis para a preservação do patrimônio cultural de Cariacica.

A equipe do projeto tem a expectativa de que a elaboração de um inventário e a realização de exposição fotográfica possa contribuir para a valorização do idoso e de suas vivências, saberes e memórias, que podem ser utilizados como patrimônio imaterial de Cariacica, promovendo o sentimento de pertencimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário