quarta-feira, 21 de março de 2018

História oral dos bairros da região de Itaquari



No dia 19/03/2018, um grupo formado por dezesseis idosos e representantes da Secretaria Municipal de Cultura de Cariacica (SEMCULT) estiveram presentes no 2º encontro de rodas de conversas do Projeto Memórias Afetivas de Cariacica, realizado com incentivos da Lei João Bananeira. Na ocasião foram contadas diversas histórias sobre os bairros de Sotema e Alto Boa Vista, entre Itacibá e Itaquari, que tiveram sua origem diretamente ligadas à criação da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD), em 1942, da Oficina de Carros e Vagões de Itacibá, em 1943. Nessa época, muitos trabalhadores ferroviários da Vale, que atuavam em outras estações como Aimorés, Itueta, Governador Valadares e oficinas como João Neiva vieram para trabalhar na Oficina de Itacibá e na Estrada de Ferro, que foi retificada neste período para atender à crescente exportação do minério de ferro pelos portos de Vila Velha e Vitória.


Por meio da história oral, complementadas por fotografias de acervos pessoais, os idosos relataram que o primeiro conjunto de casas de madeira, em Sotema, foi construído pela CVRD na década de 40, para atender aos trabalhadores que chegavam do interior do estado do Espírito Santo e de Minas Gerais, principalmente, para trabalhar na companhia. Nos primeiros anos não tinha energia elétrica nem água encanada. A união dos moradores foi fundamental para as melhorias urbanas da região e criação dos laços comunitários das famílias.


Já o bairro Alto Boa Vista surge alguns anos depois, como uma expansão de Sotema, também agregando trabalhadores da Vale, principalmente, que foram construindo as suas casas com muita luta, esforço e união dos moradores.


A fotografia abaixo retrata os alunos da Catequese no bairro Sotema. Na parte superior as primeiras casas construídas para atender os funcionários da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Os antigos moradores relataram que nesse paredão rochoso a empresa projetava filmes para a comunidade. Os idosos também destacaram que o Cine Hollywood, em Jardim América, era outra opção de entretenimento da época.   

Alunos da Catequese no bairro Sotema. Na parte superior as primeiras casas construídas para atender os funcionários da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Década de 1960. Acervo Pessoal: Andrelina Maria Sarmento.

Ao final do evento, realizou-se uma atividade com fotografias de acervos pessoais, dos quais merecem destaque, o primeiro time de futebol do bairro Sotema, a comparação do antes e depois da Escola Itagiba Escobar, as festas juninas, os eventos religiosos, dentre outros registros fotográficos que contribuem para o resgate e salvaguarda da história e memória de Cariacica.


  

Nenhum comentário:

Postar um comentário